Um riso é uma carga de energia para seu cérebro!

Qual tem sido a razão de algumas escolhas que fazemos em nossa vida, diariamente?! Por exemplo, o que nos faz levantar todos os dias?! Quando colocamos valor e importância em tudo que realizamos somos mais assertivos. A Neurociência nos auxilia nessa busca por autoconhecimento. Você já ouviu falar que rir é o melhor remédio?! Com certeza esse é um grande remédio, pois o simples ato de rir desencadeia em nosso cérebro os efeitos da endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina, e com isso ficamos mais felizes, o que contribui com nossa saúde mental e corporal.

Sorria sempre, mesmo se estiver triste. Nosso corpo trabalha junto com a nossa mente. Se você estiver com o rosto sério, semblante fechado, carrancudo, e permanecer assim por um certo tempo, seu cérebro irá interpretar que você está triste e você se sentirá verdadeiramente infeliz. Se você estiver triste, infeliz e começar a rir, dar algumas gargalhadas, mesmo sem motivo nenhum, seu cérebro irá interpretar que você está alegre, e você se sentirá melhor. Se você não está conseguindo rir busque maneiras de conseguir, como brincar com uma criança, e, rapidamente, o seu riso aparecerá. Sorria sempre, é muito bom para você e é inteiramente de graça.

Estudos neurocientíficos explicam que um sorriso verdadeiro faz com que seja ativado o nosso córtex da ínsula (região do nosso cérebro que nos dá sensações subjetivas, como a do bem-estar). E também é ativado quando vemos alguém sorrindo. Quando vemos um sorriso no rosto de quem conversa com a gente é acionado em nosso cérebro as mesmas áreas responsáveis pelo nosso próprio sorriso, inclusive a ínsula e o OFC (Córtex Órbito-Frontal – parte do cérebro que registra quando algo de bom acontece com a gente). A sensação de bem-estar que vemos nas outras pessoas é contagiante, por isso dizemos que felicidade gera felicidade.

Sugestão: que tal ler anedotas e piadas, e contar para alguém o que leu, ou ainda, assistir vídeos engraçados. Lembre-se: um sorriso pode ser copiado, então, mantenha sempre estampado em seu rosto um sorriso radiante! Ao se levantar todas as manhãs, olhe no espelho e comece dando um sorriso a alguém especial para você – você mesmo! Solução para momentos de crise.