Saúde é sinônimo de bem-estar!

A palavra saúde vem do latim salus (salutis), que significa salvação, conservação da vida, cura, bem-estar. Por isso a importância de nos sentirmos em um estado de boa disposição física e psíquica, ou seja, bem-estar. Falar em saúde remete a pensar em um conjunto de situações que geram em nós a sensação de bem-estar. Somos um ser integral, total, em equilíbrio conosco mesmo e em harmonia com o meio. Como ter saúde? Muito simples, começa pelos pensamentos. Estudos apontam que somos o que comemos, o que bebemos, o que sentimos, o que pensamos…. Sendo assim, o primeiro passo para ter saúde é acreditar que a saúde está presente em sua vida. Começar a ler assuntos que gerem saúde, quer seja a saúde mental, a física, a emocional, a social.

A Neurociência explica que se consegue dar doses diárias de saúde para nosso corpo e nosso cérebro, de forma a termos mais qualidade de vida. E existem formas simples de liberar essas energias tão positivas para nós e nosso organismo. Lembremos sempre da importância de ativar e liberar as doses diárias de alegria ao nosso cérebro e corpo. Vamos liberar Serotonina, Endorfina, Dopamina, Ocitocina, Gaba, entre outras substâncias naturais que nos deixarão muito mais saudáveis. Lembre-se: conseguimos fazer isso através dos alimentos, das atividades praticadas com prazer, da meditação, quando estamos com pessoas que amamos, entre outras ações. A saúde gera um estado de sensações ao organismo que nos mantém saudáveis.

É necessário cuidar muito bem de nós… Cuidar do nosso bem-estar físico, mental, emocional e social. O estado de equilíbrio faz com que a gente se sinta bem com a gente mesmo e com as outras pessoas. Como ter saúde e nos mantermos equilibrados?  Basta manter equilíbrio entre corpo e mente, cuidando tanto do nosso corpo quanto do que sentimos e pensamos. Para termos saúde física precisamos cuidar do nosso corpo e do nosso cérebro. Que tal escolher alimentos que contribuam com essa sensação de bem-estar? Vamos também beber água. A água é componente obrigatório para nossa saúde, afinal, segundo estudos, a água representa cerca de 60% do peso total do corpo de um indivíduo adulto e quase 80% do corpo de uma criança, sendo a água o principal componente das nossas células, e demais órgãos do nosso corpo.

Nosso corpo também precisa de atividades físicas que venham a gerar prazer e alegria. Quanto mais felizes ficamos com as atividades que escolhemos praticar, mais saúde liberamos para nós! Outro grande aliado da nossa saúde é a quantidade de sol que tomamos. O sol libera a vitamina D em nosso organismo. A vitamina D traz muitos benefícios para nosso corpo e mente. Ajuda na absorção do cálcio pelo organismo e evita a osteoporose (doença que enfraquece os ossos e pode causar fraturas na coluna, bacia, nos punhos e nas costelas. A vitamina D mantém o equilíbrio e evita quedas, dá mais vigor aos músculos, entre outros benefícios. Por isso, vamos tomar muito sol, com todo cuidado necessário, respeitando o tempo de exposição ao sol de acordo com o nosso tipo de pele. Lembre-se: para termos boa saúde em nossos ossos, precisamos de sol, uma alimentação rica em cálcio outros nutrientes, água, também, exercícios físicos.

A qualidade do nosso sono também está relacionada a nossa saúde. Então, vamos a receitinha, para termos saúde, vamos construir uma rotina diária em que a gente consiga durante o dia, nos alimentar de forma saudável, beber água, praticarmos, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física. Lembre-se de escolher uma que te agrade e que gere em você sensação de bem-estar e prazer. A meditação ajuda muito a nos equilibrar, e, consequentemente, gera saúde em nós. Tenhamos também, diariamente, pensamentos construtivos e positivo, para mantermos nosso emocional em equilíbrio. Por isso, a saúde está relacionada, também, à nossa capacidade em gerenciar nossas emoções, tais como os sentimentos de frustração, raiva, tédio, entre outros.  Sejamos inteligentes emocionalmente, vamos cuidar melhor da nossa saúde emocional.