Mexa-se!

Movimentar o corpo é muito importante e fundamental para nos sentirmos bem e saudáveis. O ato de dar movimento ao corpo e a mente, além de prevenir doenças, principalmente, ligadas ao excesso de peso, como a hipertensão e a diabetes, o exercício regular desencadeia uma série de adaptações fisiológicas, psíquicas e sociais que proporcionam efeitos benéficos a nossa saúde. Tudo o que acontece com nosso corpo interage com o nosso cérebro.

Para que sejam ativadas e liberadas em nosso organismo as substâncias necessárias à nossa saúde, uma delas a Endorfina, faz-se necessário mantermos uma rotina diária, ou seja, consumirmos uma alimentação saudável, beber água, praticar atividades físicas, mantermos a nossa mente e o nosso emocional em equilíbrio e harmonia. Então, procure sempre pensamentos positivados. Olhe sempre para o lado melhor das coisas… faça sempre uma limonada com os limões que a vida te oferecer, adoce com carinho, fica melhor ainda!

A Endorfina é a substância natural ativada em nosso organismo, também conhecida por molécula analgésica – que alivia dores. Ela é considerada a morfina do corpo – uma espécie de analgésico natural, que é liberada sempre que praticamos atividades que gerem certo esforço para nosso físico. Para produzir a Endorfina em nosso organismo é fácil!!! Basta fazer atividade física, seja ela qual for.

As atividades físicas envolvem desde a caminhada, corrida, subir escadas, pular corda, andar de bicicleta, trabalhar no jardim, dançar, nadar etc. Até mesmo as tarefas domésticas podem ser consideradas atividades físicas. Por exemplo, coloque música, e enquanto faz essas tarefas, dance acompanhando o ritmo da música.

Escolha uma atividade que te gere mais prazer e alegria em fazer. Segundo estudos, a atividade física deve ser moderada e realizada pelo menos durante em média 150 minutos por semana, dividindo isso por dia dá menos de 25 minutos. Então, faça de 25 a 30 minutos diários, não é muito, fica mais fácil. E terá sua dose de saúde diária.

Lembre-se de fazer um bom alongamento antes e depois de qualquer atividade física. Respirem! Os alongamentos são importantes porque eles aumentam ou mantêm a flexibilidade dos nossos músculos. Se fizermos eles antes das atividades físicas, estaremos aquecendo nossos músculos. Quando fazemos depois, estaremos eliminando a tensão dos músculos.

O importante é termos uma rotina diária, e mantermos o foco nas atividades físicas semanais, cuidando da alimentação, mantendo os nossos pensamentos em harmonia e equilíbrio, bebendo água entre outras ações que gerem em nós prazer e alegria. Mexa-se!