Espelho da alma: minha alegria e a do outro

Neste momento, mais do que nunca, conhecer a mim mesmo e os valores para minha vida, reconhecendo as razões pelas quais eu luto, é o que vai fazer com que eu supere os obstáculos, tornando-me cada vez mais assertivo em minhas escolhas. Ser para Ter! Esse processo mostra-nos a importância de nos mantermos equilibrados frente à situação atual. Precisamos manter a mente focada, com pensamentos positivos, praticarmos atividades físicas que nos gerem prazer e mantermos alimentação saudável, a fim de conseguirmos equilíbrio emocional. Uma forma de conseguirmos obter resultados satisfatórios é darmos a nós doses diárias de alegria.

Estudos apontam que quando mantemos nosso cérebro feliz, conseguimos tomar decisões mais assertivas para nossa vida. Por isso a necessidade de ativarmos e liberarmos em nosso corpo as substâncias químicas naturais em nosso organismo. Essas substâncias naturais são: a Endorfina (considerada a morfina do corpo – uma espécie de analgésico natural, que é liberada em resposta à dor e ao estresse, e ajuda a aliviar a ansiedade e a depressão); a Dopamina (neurotransmissor responsável por controlar o nível de estimulação no sistema motor, que está relacionada ao sistema de recompensa, à motivação e ao prazer. É ela que nos impulsiona na motivação de agir em direção a metas, desejos e necessidades, e nos dá uma onda de prazer quando conseguimos); a Oxitocina (hormônio produzido no cérebro, conhecido como hormônio do amor devido ao seu papel para a melhora do humor, da interação social, diminuição da ansiedade e aumento da ligação entre pessoas) e a Serotonina (entre suas várias atuações em nosso organismo, tem também a função de neurotransmissor, controlando as reações de ansiedade, medo, depressão, sono e percepção à dor. Ela pode ser liberada quando recordamos momentos felizes).

Cada uma dessas substâncias da felicidade tem um trabalho especial para realizar. Essas químicas são liberadas de várias formas, em cada situação vivida por nós, e podem ser ativadas de maneira simples, sempre que estamos felizes e sentimos prazer no que realizamos, ou ainda quando praticamos atividades físicas, ou ingerimos alimentos com nutrientes que despertam em nosso organismo essas substâncias. A ação de contemplarmos o que está ao nosso redor, auxilia na liberação desse quarteto da felicidade! Várias gotas diárias de felicidade auxiliam na manutenção do cérebro, tornando-nos mais assertivos em nossas escolhas! Ser para ter!