Água: um presente!

A água é muito benéfica para nós! A água que bebemos tonifica e revitaliza nosso organismo, auxiliando na eliminação das impurezas. Além dos benefícios da água para nosso corpo, através da água que ingerimos, também podemos nos beneficiar da água por meio da hidroterapia externa, ou seja, por meio de banhos, compressas, escalda pés entre outros.

Os banhos terapêuticos, por exemplo, têm sido utilizados há muito tempo, já era um hábito benéfico para a conservação ou recuperação da saúde desde os antigos romanos. O uso externo da água como tratamento é um método muito antigo. Acredita-se que os homens e mulheres primitivos, segundo estudos, já utilizavam, instintivamente, aplicações de água contra contusões ou nos ferimentos, e banhavam-se em água fresca para estimular o corpo e restaurar suas forças.

Hipócrates, nasceu na Grécia, no século V a.C. Segundo estudos, ele é considerado o “Pai da Medicina”. Hipócrates tinha o hábito de aplicar a hidroterapia, tendo deixado importantes escritos onde descreve diversas formas de seu uso. Esses banhos são utilizados como técnica natural que age no combate das mais variadas doenças, dores, distúrbios gerais da saúde, traumatismos e até mesmo na esfera emocional.

A hidroterapia é uma ótima opção para o relaxamento de todo o corpo. Também é recomendada sua aplicação em nossos pés. Imagine só o quanto é importante para nós a hidroterapia, pois nos proporciona efeito de relaxamento e tranquilidade! Através da técnica da hidroterapia teremos alguns efeitos benéficos em nosso organismo, trazidos pela água, que são: eliminação das toxinas de nosso organismo, normalização dos mecanismos de compensação e equilíbrio, reequilíbrio térmico do nosso corpo, entre outros benefícios.

O escalda pés é uma ótima opção. Este é um dos mais conhecidos tratamentos da hidroterapia. Técnica mais antiga do que se imagina. Nossas avós já utilizavam o bom e velho escalda pés, que tantos benefícios pode trazer a nossa saúde. Os escalda pés são muito eficazes para controlar o estresse, nervosismo, dores nas pernas, cansaço, micoses, calos e até mesmo gripes e resfriados.

O ato de colocar os pés de molho na água morna cobrindo o tornozelo é muito bom e nos dá sensação de relaxamento, ainda mais se colocarmos sais e essências na água. Caso queira aproveitar ainda mais o momento, coloque pedrinhas roladas (sem pontas), ou bolinhas, ou continhas redondas dentro da bacia com água morna, e aproveite para fazer massagem na sola dos pés. Lembre-se de ser sempre gentil e amoroso consigo!

Enquanto a hidroterapia emprega a água mineral para trazer saúde para nosso corpo, a talassoterapia (do grego thalassa, mar; terapia, cura) utiliza as propriedades da água do mar ou da lama e das algas marinhas, não esqueçamos do sal, e outros produtos do mar, associadas à ação do clima oceânico e às radiações solares (helioterapia) para fins de saúde e bem-estar (BONTEMPO, 1994). Segundo estudos, é indicada para todas as formas de reumatismo, fraturas, nos distúrbios circulatórios e respiratórios, aplicações estéticas (combate à obesidade e à celulite), aplicações psicológicas (tratamentos de estados depressivos), entre outros.

Então, viram só como a água é importante! Além de nos hidratarmos internamente, bebendo água, também podemos usufruir de seus benefícios externos para o nosso corpo, para fins de termos saúde! A natureza é perfeita e podemos sempre usar em nosso benefício.