Acerte em seus relacionamentos!

Já percebeu que são os gestos mais singelos que despertam em nós alegria. Por exemplo, você já prestou atenção em qual é a reação quando se observa um bebê sorrindo? Interessante, como, automaticamente, quando se vê um bebê dando sorrisos, logo também esboçamos um sorriso, da mesma forma se vemos alguém chorando, acabamos por ficarmos enternecidos juntamente com a pessoa que chora.

Estudos apontam que tais ações estariam relacionadas com a ativação dos Neurônios-espelho, que estão presentes em variadas áreas do nosso cérebro, principalmente, na área de Broca (área relacionada com o desenvolvimento da linguagem oral e compreensão dos gestos). Os Neurônios-espelho além de provocar o ato do espelhamento e de fornecer ao cérebro a intenção das ações dos outros, ainda estão relacionados à manifestação da empatia, ou seja, a capacidade de nos colocar no lugar do outro. A empatia é considerada uma capacidade psicológica que nos faz sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivéssemos na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

Diante da realidade atual, como eu tenho reagido diante das ações de outros? O que me faz querer estar com as pessoas que amo, quer seja meu grupo familiar, ou outros grupos sociais que convivo, tais como, amigos, colegas de trabalho?! De que forma tenho conseguido compreender as ações e reações das outras pessoas com as quais eu convivo? Eu tenho consciência do valor da força impulsionadora que cada um representa para mim?! Eu já perguntei hoje para as outras pessoas como elas realmente estão se sentindo? Eu deixei as pessoas saberem o quanto me importo com elas?! Melhore o seu dia: torne especial o dia de alguém! Diga, verdadeiramente, o quanto essa (s) pessoa (s) significa (m) para você! Acerte em seus relacionamentos! Amar é algo que se aprende e se ensina!

#autoconhecimento #neurociência #PNL #serparater #empatia #neurônios-espelho #comunicaçãoassertiva #especial