A importância da arte e da literatura

Sabe-se que a arte é fundamental para a vida de uma sociedade. É por meio dela que as pessoas conseguem expressar suas emoções e sentimentos, quer seja por meio de quadros, de pinturas, de esculturas, de gravuras e outras técnicas. A arte é uma forma que o ser humano encontrou para compreender um pouco mais sobre a vida. Por intermédio da arte torna-se possível ter uma visão mais crítica sobre as coisas, e é um meio pelo qual as pessoas conseguem se expressar.

A literatura é considerada uma forma de manter o melhor da criatividade e do encantamento pela vida, por se tratar da arte da palavra, ela utiliza como instrumento de comunicação a interação social, de forma a compartilhar conhecimentos e cultura, por meio do belo, do maravilhoso, e da arte do deleite e do encantamento. O encantamento produzido no leitor, através da leitura de textos literários, consegue despertar lembranças, remetendo às memórias mais significativas e especiais da infância, bem como aos momentos de felicidade, conforme estudos neurocientíficos.

Compreende-se que existem vários meios para se atingir os aspectos emocionais, dentre eles a utilização de linguagem poética, capaz de trazer à tona o que está no profundo do ser humano, e como já dizia Massaud Moisés (1985), qualquer palavra não serve, mas somente a linguagem capaz de traduzir em palavras o que somente símbolos e metáforas conseguem demonstrar. A essa linguagem dá-se o nome de poesia. A leitura de textos literários evoca em quem os lê a criatividade e o senso de criticidade frente à vida. A linguagem poética permite explorar aspectos sensoriais, que facilitam o acesso às memórias repletas de alegria e prazer.

A arte e a literatura conseguem, através do lúdico, despertar o melhor que há em nós. Textos literários e poesias são construídos a partir de uma linguagem rica em elementos textuais capazes de remeter ao campo dos sonhos e esperança. Exatamente o que se pode ver e ler em obras ficcionais escrita por autores da literatura mundial e brasileira. Em Clarice Lispector, por exemplo, temos obras que apresentam o cotidiano, sendo que o leitor consegue enxergar-se no contexto das obras, pois Clarice Lispector pegava a realidade dos fatos e os transformava em obras ficcionais que até hoje causam encantamento em quem as lê.

Não há idade para se viver o deleite e o encantamento trazidos pela arte literária. Desde histórias contadas para o bebê quando ainda está na barriga da mamãe até a melhor idade da vida (acima dos 60 anos), podemos nos encantar através da leitura, quer seja lendo, ouvindo ou dialogando a respeito de obras literárias. A arte e a literatura fazem parte de nossas vidas, despertando nosso senso crítico, analítico e desenvolvendo nossa mente intelectual, de forma a tornar nossas células mais saudáveis, pelo processo de aprender a pensar. Por isso a importância de se estimular a leitura entre todas as idades, como forma de melhorar a educação da nossa sociedade, por meio da arte, da literatura e da cultura, que é um dos caminhos da preservação do mais belo dentro da nossa sociedade.

Literatura é arte…  Literatura é amor… Literatura é educação. Por meio da arte, da literatura, das expressões literárias, há o encantamento, incentivando o prazer pela leitura, trazendo à memória sensações de prazer e gosto por ler, melhorando a nossa saúde mental, e criando novas perspectivas e percepções.