Eventos Corporativos

Uma das melhores ferramentas de comunicação e marketing para criar ou estreitar laços de relacionamento com o público-alvo e parceiros é a realização de eventos corporativos. No entanto, existem variados formatos de eventos, com abordagens e objetivos diferentes.


Congressos

Os congressos são eventos de grande porte, que permitem variação a depender da necessidade da organização. Podem apresentar um caráter mais técnico ou científico e abrangência regional, nacional ou internacional. Eles têm como objetivo promover, apresentar e discutir assuntos que levem ao enriquecimento dos participantes. Sua realização é norteada por uma temática principal, que pode ser subdividida em tópicos a serem discutidos.


Seminários

São reuniões ministradas por especialistas que, na maioria das vezes, exige dos participantes algum conhecimento prévio do que será tratado, pois após toda a exposição é gerada uma discussão. Esse tipo de evento é dividido em fases, e seu objetivo principal é informar e capacitar os participantes a fim de que todos consigam desenvolver novas capacidades a respeito do tema abordado.


Conferências

São reuniões de natureza formal, com etapas bem definidas. Para esse evento, a figura do moderador é essencial para intermediar a relação entre plateia e conferencista, responsável por desenvolver o tema escolhido para nortear o evento, que pode ser tanto de carácter técnico, científico ou artístico. Uma conferência tem como intuito promover o ambiente ideal para debates.


Palestras

É uma reunião menos formal que as conferências. Todo o evento gira em torno da figura do palestrante – ou palestrantes. Ele é o responsável por transmitir aos ouvintes seu conhecimento e experiências sobre o tema principal, seguido de um espaço reservado para perguntas e discussão. As palestras, por serem mais informais, permitem interrupções durante a fala do palestrante, para questionamentos.


Convenções

São eventos de grande porte, que permitem uma maior participação, interação e envolvimento dos participantes. Objetivam apresentar o tema a ser discutido e tirar todas as dúvidas sobre ele. Por essa característica tornaram-se mais comuns em empresas ou categorias profissionais. Existem variados tipos de convenções, um exemplo são as convenções comemorativas, organizadas para estimular equipes ou para promover determinado produto ou serviço.


Mesas-redondas

São eventos de pequena duração, utilizados para esclarecer, promover discussões e trocas de ideias sobre determinado assunto. Os palestrantes convidados dispõem de um tempo determinado para expor suas ideias e depois discutirem entre si. É comum que as mesas-redondas sejam realizadas durante a programação de congressos e simpósios, pela facilidade que possuem de promover o diálogo, mas podem ser realizadas separadamente.


Simpósios

Os simpósios são reuniões que buscam debater temas mais específicos, por isso, trabalham um único assunto durante toda sua realização. A figura do moderador nesse tipo de evento também é muito importante, pois ele é o responsável por apresentar os convidados, por esclarecer os tópicos de cada tema. Ao final, o público é convidado a participar da discussão através de perguntas.


Roadshows

Roadshows são eventos que apresentam características muito parecidas com às dos workshops, mas que se diferenciam por serem exposições itinerantes, realizados na forma de circuito. Apresentam também um curto período de duração, mas são muito eficientes para àqueles que desejam promover sua marca ou produto e também para a formação de parcerias, já que permite apresentações muito próximas do público-alvo.


Encontros

Encontros são eventos corporativos bastante objetivos e de rápida duração. Eles têm como objetivo principal apresentar trabalhos e estudos feitos por determinada área. É perfeita para reunir pessoas da mesma categoria e realizar debates acerca de temas polêmicos que estejam ligados ao dia-a-dia e às necessidades dos participantes.


Feiras

Existem variados tipos de feiras, mas, em geral, todas elas buscam expor, sejam produtos, serviços, marcas ou qualquer outros itens. Em sua maioria são organizadas para um grande público, pois é uma excelente ferramenta de marketing para promover interação entre fornecedores e compradores.


Workshops e oficinas

São trabalhados temas de maneira mais prática, com a divisão em três momentos: exposição, discussão em grupos e conclusão, seu objetivo é aprofundar a discussão sobre temas específicos, apresentando casos práticos. Têm como objetivo principal a prática do conteúdo ensinado, por isso são mais diretas e realizam a prática após a exposição do assunto. Assim, o público inscrito tem mais oportunidade de praticar o que foi discutido, adquirindo mais experiência.


Treinamentos e Cursos

Tanto o treinamento quanto os cursos são tipos de eventos ideais para capacitação e qualificação de equipes e formação de profissionais. Os treinamentos podem ter um objetivo mais técnico ou comportamental, de forma que consigam causar um impacto real aos participantes. Eles podem até apresentar o formato de oficinas, oferecendo atividades práticas, mas seu foco maior é a exposição do conteúdo.


Fóruns

Os fóruns são eventos que promovem uma intensa participação da plateia, com alguém habilitado que esteja à frente para moderar, expor o tema e organizar a participação do público. É comum que seja feito um debate livre, sem regras definidas, onde os participantes podem debater suas ideias entre si e ao mesmo tempo seguir a linha de condução do moderador. O objetivo é que, ao final, se chegue à conclusão das ideias ou dos comentários feitos.




Produção Cultural

congressos, cerimônias, lançamento de produtos, shows, seminários, conferências, palestras, convenções, mesas-redondas, simpósios, roadshows, encontros, bootcamp, feiras, workshops, oficinas, treinamentos, cursos, fóruns, festas e confraternizações.

Marketing Cultural

congressos, cerimônias, lançamento de produtos, shows, seminários, conferências, palestras, convenções, mesas-redondas, simpósios, roadshows, encontros, bootcamp, feiras, workshops, oficinas, treinamentos, cursos, fóruns, festas e confraternizações.